quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Papai-acrílico sobre eucatex-2010-da Série Retratos de Família

2 comentários:

Espaço do ed disse...

Meu trabalho.

É essencialmente autobiográfico, parto das fotografias de família para re-criar algo que contém um valor afetivo.
Uma carga subjetiva me ampara. Tudo começou em 1998, quando queria fazer um álbum de família só com pinturas e desenhos. Quando comecei a desenhar retratos, os modelos referenciais foram primeiro minha família.
Talvez houvesse em mim a tentativa vã e utópica de perfeição em família, de alcançá-la. Não entrarei nestes meandros.
Meu trabalho pictórico parte da referencia fotográfica, da foto-pintura, mantenho a característica dos chapados do fundo.
Em minha infância, o que vi e tomei por arte foram as ilustrações bíblicas, bem estilizadas a à exemplo da Bíblia da criança, quem fez catecismo sabe de que falo, ou mesmo imagens de santos estampadas em calendários. Conservo em meu trabalho, algo genuinamente meu.

Espaço do ed disse...

Retrato de meu pai aos 30 anos 42,2 x 47,4 cm- 15/07/10

O pintei com alguma liberdade composicional. A partir de uma fotografia de meu pai datada de 27 /01/1970, quando o mesmo tinha 32 anos, apesar de ser uma fotografia em preto e branco, me vali de manchas tonais e aguadas de cinza. Trajei o retratado com uma camisa branca social, sendo que para isto acabei por re-significar seu terno e gravata, dando-lhe um ar mais despojado, o fundo da obra se faz por tons esverdeados, para acentuar sua atitude serena. Como técnica exploro o acrílico sobre Eucatex preparado com base de (pva) e cola. É um retrato de dimensões modestas que me agradou bastante no ato de sua fatura plástico pictórica.
Para a camisa usei como referencia o auto-retrato de Velcy Soutier da Rosa.